terça-feira, 15 de dezembro de 2015

021 - Medo do Escuro

Olá, meninos e meninas!
Que bom encontrar tod@s vocês novamente! Bem-vin@s a mais uma postagem aqui, na minha, na tua, na sua, na nossa, na vossa, na deles, na Filmoteca!
Ainda estamos tod@s meio baqueados (embora eu creia que a maioria não esteja surpresa) com o falecimento da grande Marília Pêra (que ganhou uma homenagem aqui, na Filmoteca, semana passada). É sempre uma tristeza perder um de nossos grandes, mas o show não pode parar. Temos muito o que ver, muito o que discutir, e a própria Marília não parecia ser alguém de ficar parada.
Eu tenho medo do escuro. Quando era criança, era algo quase irracional (mas eu escondia muito bem). Hoje, o escuro nem me amedronta TANTO assim, até fiz alguma amizade com ele, após anos de crises de enxaqueca.
Ainda assim, se ver só e tendo que lidar com o desconhecido que pode estar à espreita no escuro é algo atemorizante, em qualquer idade. Não raro, é deste temor primordial que filmes de horror se apropriam para criar o clima certo. Dizem que um bom susto, de vez em quando, nos faz bem... Eu digo que há controvérsias, e vocês?
E vamos aos trabalhos da semana!

Fonte da imagem: http://geektyrant.com/

Título: Lights Out
Data de lançamento: 30/12/2013
Direção: David F. Sandberg
Produção: David F. Sandberg
Roteiro: David F. Sandberg
Elenco: Lotta Losten (mulher)
Fonte da imagem: http://www.dailymail.co.uk/
A primeira vez que vi este filme, acreditem se quiser, foi pelo WHATSAPP! Mas como assim, Tom?, me pergunta você, leitor@. Eu respondo: Lights Out é um CURTÍSSIMA metragem: tem a impressionante metragem de dois minutos e quarenta e dois segundos. Você provavelmente levará mais tempo lendo este post que assistindo o filme!
Enfim, este filme me foi enviado pela querida Ana Paula Calixto, e eu inventei de assistir no meio de uma aula no cursinho! Cortem pro momento em que eu quase pulo da cadeira, mas faço barulho suficiente pra TOD@S NA SALA olharem pra mim!
Fonte da imagem: http://www.dailymail.co.uk/
Como se trata dum filme tão curto, a idéia é bem simples: uma moça vai dormir e se vê às voltas com coisas estranhas que parecem aparecer no escuro. Mas será que só PARECE (tcham, tcham, tcham, TCHAAAAAAAAAAAM...)?
O diretor sueco David Sandberg escreveu um roteiro enxuto - sequer há falas - e preciso, como o formato pede, e sua direção criou o clima exato para deixar @ espectador@ em constante estado de tensão. A dúvida sobre o que estamos a ver torna a situação mais enervante a cada apagar e acender de luzes.
Fonte da imagem:https://screencraft.org/
Sou do tipo de pessoa que fecha os olhos em filmes de horror (ou em cenas de vergonha alheia), e na infância era impressionável ao ponto de não querer dormir com medo de Freddy Krueger ou encontrar o Jason em algum banheiro deserto da UFAL (eu acompanhava seu Lula ao trabalho nas férias). Botar uma criança dessas pra quarto cheio de sombras é pedir pra imaginação aflorar e o pobre morrer de medo! E o filme brinca bem com este tipo de paranóia popular.
O sucesso assombroso de Lights Out no YouTube (e sua consequente viralização via Whatsapp) abriram o apetite dos bolsos de muitos figurões em Hollywood (claro que sim...) - e ano que vem, uma versão em longa-metragem sairá quentinha para todos os IMAXes da vida!
Fonte da imagem: http://www.dailymail.co.uk/

Ain, Gizuiz!...
Se eu acho que um curta de menos de três minutos rende um filme longa-metragem? Francamente, nem idéia. As apostas provavelmente devem ir contra - a idéia é bem limitada para esticar tanto o assunto. Eu sei que não irei de modo algum para o cinema verificar o resultado.

Who's There Film Challenge 2013:
Melhor Diretor (David F. Sandberg)
Fright Meter Awards 2014:
Melhor Curta de Horror (David F. Sandberg)

VEJAM TAMBÉM!
Biblioteca

"Unidades de Conservação de Alagoas"
(técnico)
Alex Nazário Silva Oliveira, Clarice Maia F. de Amorim e Rosângela P. de Lyra Lemos
Discoteca

"Be My Baby"
(single)
The Ronettes

Nenhum comentário:

Postar um comentário