terça-feira, 1 de dezembro de 2015

019 - Down na High Society

Olá, crionças queridas!
Bem-vind@s tod@s a mais uma terça-feira alegre na minha, na sua, na nossa Filmoteca!
Antes de começarmos os trabalhos de hoje, gostaria de lembrar a tod@s vocês que a enquete dos Trigêmeos ainda está rolando, OK? No final da postegm, ela estará disponível, por favor, votem sem medo, quantas vezes quiserem! E DIVULGUEM! Se curtirem a Discoteca, mostrem a@s amig@s; se não curtirem a Biblioteca, mostrem a@s inimig@s; e se forem indiferentes à Discoteca, continuem vindo e recomendem a TODO MUNDO!
Lembrando: a enquete foi criada com base num pedido que recebi de alguns de vocês desde a estréias dos Trigêmeos: colocar notas nas obras avaliadas. Na indecisão que me cerca, passo a decisão final a VOCÊ. Os Trgêmeos devem ou não ter um sistema de nota em suas postagens?
Mais uma vez: a enquete se localiza láááááá em baixo, quase no final da postagem. NÃO DEIXE DE VOTAR!
... E voltemos à programação normal:
Já pensaram como deve ser ruim se sentir um peixe fora d'água? Eu sei que muita gente se sente assim em algum momento da vida: ambientes novos, ou aquela festa em que você não conhece ninguém... E quando, além de ser um peixe fora d'água, você também não é, exatamente, uma pessoa bem quista no local? Terrível, né? Pois trataremos, em parte, disso, hoje - mas com muito jazz!
Vamos aos trabalhos!

Fonte da imagem: http://www.impawards.com/

Título: Bons Costumes
Título Original: Easy Virtues
Distribuição: Ealing Studios, Pathé e Sony Pictures Classics
Produtoras: Ealing Studios, Fragile Films, Endgame Entertainment, BBC Films, Joe Abrams Productions, Odyssey Entertainment e Prescience
Data de lançamento: 08/09/2008
Direção: Stephan Elliott
Produção: Barnaby Thompson, Joseph Abrams e James D. Stern
Roteiro: Stephan Elliott e Sheridan Jobbins (baseado na peça "Easy Virtue", de Noël Coward)
Elenco: Jessica Biel (Larita Whittaker)
Colin Firth (Major Jim Whittaker)
Kristin Scott Thomas (Veronica Whittaker)
Ben Barnes (John Whittaker)
Kimberley Nixon (Hilda Whittaker)
Katherine Parkinson (Marion Whittaker)
Kris Marshall (Furber)
Christian Brassington (Philip Hurst)
Charlotte Riley (Sarah Hurst)
Jim McManus (Jackson)
Pip Torrens (Lorde Hurst)
Georgie Glen (sra. Langridon)
Joanna Bacon (Doris / Beatrice)
Stephan Elliott (convidado da festa)
Sheridan Jobbins (convidada da festa)
Fizz (Poppy)
Fonte da imagem: http://derrickbang.blogspot.com.br/
Larita é uma viúva estadunidense glamourosa e uma piloto de corridas de sucesso, que encontra um jovem inglês chamado John Whittaker após uma vitória em Mônaco. Eles se casam impulsivamente, levando apenas as partes íntimas, e não o cérebro, em consideração como se Mônaco fosse Las Vegas, e ele a leva para conhecer a sua família numa enorme propriedade rural na Grã-Bretanha, onde sete gerações dos aristocráticos Whitaker viveram como grandes fazendeiros. Lá, Larita conhece os pais de John: a fria Veronica e o desgrenhado major Jim Whitaker. Também suas duas irmãs: a louca de pedra Marion e a deslumbrada Hilda.
Fonte da imagem: http://www.allocine.fr/
Tendo preferência por Sarah, a namoradinha de infância de John, Veronica e Marion já se predispoem a odiar Larita de graça, enquanto Jim e Hilda se mostram mais abertos a ela. A coisa piora quando Larita se revela ainda "pior" do que Veronica esperava: estadunidense, independente, ousada, alérgica a flores, que se mistura com a gentalha os empregados e - pecado dos pecados - com um casamento anterior. Embora se mantenha calma diante do constante desdém de Veronica, Larita vai se sentindo cada vez mais isolada diante do choque cultural e da relutância silenciosa de John em sair da casa de seus pais e começarem os dois uma nova família em Londres. Logo uma guerra entre Larita e Veronica se instala na propriedade, tudo em nome dos Bons Costumes.
O show, em Bons Costumes, é de Kristin Scott Thomas. Ela está divertidíssima como a senhora de terra e matriarca que vê seu mundinho ameaçar ruir quando estão todos à beira da falência e ainda se vê obrigada a aceitar em seu seio uma moça completamente fora dos padrões que ela julga aceitáveis. Sua atuação é demasiadamente cáustica e pende para o lado "vilã-Disney", o que dificulta a@ telespectador@ se por em seu lugar, mas creio que a intenção seja justamente esta.
Fonte da imagem: http://www.adorocinema.com/
Colin Firth é daqueles raros seres que são sempre uma presença magnética na tela. Não tenho como negar que meu olhar vai sempre em direção a ele. O fato de ele ser um ator muito bom também ajuda muito. E Jim é uma quebra bem-vinda ao "padrão Darcy" de personagens que lhe vinha sendo imposto desde o estrondoso sucesso de "Orgulho e Preconceito". O ex-major exala tédio com a vida cotidiana na fazenda e relativo escárnio por sua esposa e suas filhas, mas esconde em si a dor de ter nas costas a perda de seu pelotão na Primeira Grande Guerra. Ainda assim, Jim possui um ar mais fácil de conviver que as mulheres com quem convive. Tato Firth quanto Kris Marshall, que faz o mordomo, servem aqui de esteio para a atuação dos demais carregarem a ação da história.
Fonte da imagem: http://www.fanpop.com/
Jessica Biel não fede nem cheira compromete como a mulher campeã com alguma bagagem escondida em seu passado. Pesa contra si o fato de ser muito jovem, ainda, para tal papel. Pesa a seu favor a química quase palpável entre a senhora Timberlake e Firth e a dobradinha eficiente com Scott Thomas (especialmente quando a cortesia forçada entre sogra e nora "evolui" para hostilidade aberta e declarada).
A trilha do filme foi assinada por Elliott e pelo luxuosíssimo Marius de Vries (que trabalhou com Björk, Melanie C, Deborah Blando e foi o responsável pela trilha de "Moulin Rouge"). A trilha faz um pastiche do jazz britânico dos anos 1920, com direito a versões de canções conhecidíssimas, como "Room With a View", "When the Going Gets Tough (The Tough Get Going)", "Car Wash" e até "Sex Bomb"! E o melhor é que o próprio elenco é quem canta as canções (pena que este filme não é um musical)! Ben Barnes canta a maioria delas, até mesmo no filme (é a arma de sedução de John).
A direção de arte, a cargo de Mark Scruton, é competente e luxuosa - com certeza, facilitada quando já se tem à mão propriedades antigas na Inglaterra para desfrutar. Isso com certeza ajudou Niamh Coulter na decoração dos cenários, pois tendo a propriedade, ficou fácil imaginar como alguém como Veronica vivia, pensava e - lógico - decorava a sua casa. Outro trabalho primoroso foi o de Charlotte Walter com os figurinos - especialmente as peças usadas por Larita (OK, faço vista grossíssima aos casacos de pele , à penas mil e aos inúmeros acessórios de couro de todo o elenco). Em dados momentos, me peguei imaginando alguém como Lana del Rey ou Katy Perry usando tais peças em algum show (embora eu não veja Hello Katy usando roupas tão chiques numa apresentação tão cedo em sua carreira).
Fonte da imagem: https://www.youtube.com/
Bons Costumes é uma adaptação de uma peça teatral de Noël Coward escrita e encenada nos anos 1920. Não conheço a peça, então, não sei dizer o que foi mudado ou se a adaptação foi completamente fiel. Uma pesquisa rápida sobre o autor me informou que o moço era dado a comentários sociais - especialmente em tempos da primeira onda crescente do feminismo a estabelecer mudanças na sociedade, pouco a pouco. Esta característica da peça permaneceu, e foi a que mais me chamou a atenção. Vendo de uma perspectiva de 2015, é quase impossível não se identificar com Larita e não torcer por ela, nem desejar que príncipe Caspian John acorde pra vida e enxergue direito a mulher que ele desposou, sem tentar enrolá-la.
Fonte da imagem: http://moreofmafe.blogspot.com.br/
Claro, nem tudo neste "comentário social" é perfeito. Colocar Larita como "sopro de futuro" no ambiente também tem, lá, seus perigos de propagar maus exemplos (ela fuma como uma caipora e, apesar de odiar caça, usa peles e couro numa boa - além de ser chegada a enfiar sua cultura goela abaixo das pessoas). O que me parece implícito é certa predileção pelo modo de vida estadunidense ante qualquer outro - e sabemos bem o que o capitalismo desenfreado e irresponsável trouxe ao mundo (curiosamente, foram os ingleses que levaram esta prática para lá...). Mas não deixa de ser algo que se pode considerar "historicamente correto", se formos analisar que a partir das grandes guerras do século XX, os Estados Unidos se tornariam a potência imperialista da vez - falando especialmente em cultura e costumes. Mas funciona como um exemplo em menor escala de como mulheres independentes, que não necessitam de um homem provendo para si ou lidando com seus desejos, podem ser mal-vistas até mesmo por outras mulheres, o que é um enorme contra-senso.
Fonte da imagem: http://www.alltimebest.co/

And all that jazz...
Pérola feminista, Bons Costumes talvez não seja. Mas é um bom começo - é ótimo para mostrar às meninas pré-adolescentes que há muito mais em girl power que Rainbow Brite.

Festival Internazionale del Film di Roma 2008:
Marc'Aurelio d'Oro de Melhor Filme (Stephan Elliott) - Vencedor: Siddiq Barmak, por "Opium War"
British Independent Film Awards 2008:
Melhor Atriz Coadjuvante (Kristin Scott Thomas) - Vencedora: Alexis Zegerman, por "Simplesmente Feliz"
London Critics Circle Film Awards 2009:
Melhor Atriz Coadjuvante (Kristin Scott Thomas) - Vencedora: Tilda Swinton, por "O Curioso Caso de Benjamin Button"
Newport Beach Film Festival 2009:
Prêmio da Audiência de Melhor Filme (Stephan Elliott)
Festival Internazionale della Scenografia e del Costume 2009:
Melhor Figurino (Charlotte Walter)
Melhor Design de Cenários (John Beard) - Vencedor: Marco Dentici, por "Vincere"
Melhor Atriz (Jessica Biel) - Vencedora: Alba Rohrwacher, por "Il papà di Giovanna"
Australian Writers' Guild 2009:
Melhor Filme - Adaptação (Sheridan Jobbins, Stephan Elliott e Noël Coward) - Vencedores: Andrew Bovell, Melissa Reeves, Patricia Cornelius e Christos Tsiolkas, por "Blessed"

Você acha que o Tom deve colocar nota nos posts dos blogs Trigêmeos?
SIM! Só os textos, às vezes, deixa confuso.
TANTO FAZ. O importante é despertar a curiosidade de conferir.
NÃO! Pra que explicitar algo que já está no texto?
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